segunda-feira, 5 de maio de 2008

Festa da aldeia


Todos os anos a saga se repete.... na Festa da Aldeia... como dizem os parolos da Cidade.... será que eles não sabem que as cidades também têm freguesias?? não é que me importe muito que digam que vieram à festa da aldeia ou que veêm à aldeia, etc... eu por vezes também o digo... mas o que me chateia é que o digam num sentido prejurativo, como se fossem uns sortudos em morar numa cidade e como se os habitantes da Aldeia ficassem ruidinhos de injeva.... enganam-se.... a qualidade de vida na Aldeia é bem melhor ;) e o ambiente bem mais acolhedor e familiar !

Bem vamos ao que interessa.... 40 dias depois da Páscoa lá está de regresso a Festa.... tempos eram em que o engraçado da festa era andar nos divertimentos... nos "carrinhos de choque", no "twister"... já nem me lembro de me sentar em tal coisa ;).... mas o que eu gosto mesmo nestes dias é do colorido das ruas, do vai e vem de pessoas de um lado para o outro, de rever pessoas que geralmente só vejo uma vez por ano, e especialmente do almoço de domingo.... sempre em casa da Tia Mila....bem o almoço, o lanche e o jantar ;) .... aí é que se faz a verdadeira festa! A confusão começa na hora de por a mesa... para 40 pessoas não é nada facil... este ano o manjar foi servido na Esplanada Limoeiro (nome simpaticamente dado pelo tio Zindo ao coberto ao lado do velhinho limoeiro ao lado da cozinha de lenha....)... quando eu era adolescente aquilo tinha um nome bem mais IN "Cozinhas Bar" .... AIIIII, que saudades das noitas aí passadas. Depois de posta a mesa temos que nos sentar.... Meu Deus.... começam as discussões... "Ai sou eu."" Quero ficar ao lado do X""Eu e que fico ao lado do X"" Ò folado passa para o outro lado, aí fico eu que me dá mais jeito"" não quero ficar no banco"" Não gosto desta cadeira".... UFA... finalmente todos sentados... mas nem por isso em consenço sobre os lugares ocupados... é servido o almoço... pelas senhoras do costume... as tias... e eis que se faz silêncio... mas só enquanto se saboreia as primeiras garfadas...depois chegam as conversas e piadas do costume... das quais nos ri-mos sempre com o mesmo entusiasmos.... (e o Prémio da melhor gargalhada vai para...... A tia Nanda ... claro... nem percisamos de ouvir a piada... basta que ela se ria.. que todos lhe seguimos)

....

Depois do fernezim do almoço segue-se a Procissão.... sim, sim.. é logo asseguir... uma vez que o almoço dura até cerca da 16 horas.... apenas à tempo para tomar um cafézito... e porque o café fica mesmo ao lado....em tempos as minhas tias serviam o café em casa.... mas acabaram por desistir... é MMMUUUUUIIIIIIITTTTAAAAAAAAA gente! Durante o decorrer da procissão temos que levar com as piadas e comentários dos menos crentes e com a gritaria das crianças que querem andar no carrocel (claro está) e que têm medo dos foguetes (alguns têm pavor), mas sempre atentos à Procissão... até porque a amiga Adriana vai de Guarda de Honra.... uiiiii.... que chique!

Este ano a tarde de domingo também serviu para confirmar as dúvidas da família quanto ao meu novo namorado... espero que tenham ficado esclarecidos! Claro que os mais distraído acabaram o dia sem perceber quem é o meu FOFINHO... por favor... valha-me a Santa.... andaram a dormir, de certeza! ÁH... também ficamos a conhecer o namorado da prima Filipa !

Seguindo...

Como a casa da tia Mila fica na rua principal, ao final da tarde, hora do lanche/jantar , com a chegada dos amigos e de familiares mais afastados, já somos bem mais que ao almoço, e com os que por lá passaram... arriscaria... que por lá foram vistas cerca de uma centena de pessoas....

Este é sempre um dia bem divertido!

Dos restantes dias da Festa é de salientar a célebre noitada, que este ano contou com as Taity, um outro grupo desconhecido, mas bem animado, com as personagens da região que não perdem uma oportunidade para subir ao palco e dar um pé de dança... e o monumental Fogo de Artifício... que este ano foi sem dúvida dos melhores que por cá passou... ups... que por cá se estourou!



P.s. Claro que no final da procissão fui comer uma gelado de máquina...mas isso é outra história ....

2 comentários:

Arco-íris disse...

k inveja por n ter ido à festa da tua aldeia...mas olha n acredito k o prémio da melhor gargalhada vá p a tua tia Nanda...devia ser p ti...pois as tuas gargalhadas são um espectaculo...beijoka amiga..p o ano tentarei ir à festa da aldeia...Eu uma gaja boa da cidade na festa da Aldeia...

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, estou entrando aquí no teu espaço através do blog da minha amiga do Norte...A Marta !
Na verdade gostei...Voltarei !
Beijos