domingo, 3 de outubro de 2010

Sobre pensar muito


Há muito tempo que andava a pensar (cá está) em postar sobre esta minha característica de pensar... claro que se espera que toda a gente pense... mas eu sempre achei que pensava muito, que pensava mais que a maioria dos que conhecia, que pensava demais... e muitas vezes mo disseram! E pensar demais,percebi ao longo da vida, é um desassossego...

E hoje encontrei alguém igual a mim nas andanças do pensar muito e que escreveu sobre esse assunto um post, que tal como lhe disse, podia ser meu.... Ó se podia!

Cara Pérola Negra passo a citar-te :

"Que penso demasiado...
Não foi uma novidade para mim. Sei-o perfeitamente. E a prova é que fiquei a pensar naquelas palavras ditas com o objectivo de me acalmar, de me travar as ideias, pois os meus pensamentos, no meio daquela conversa, já iam bem longe.
Penso, nas coisas grandes e nas pequenas, reparo nos pormenores, não esqueço as palavras, as expressões, analiso, idealizo, imagino, crio situações, questiono as coisas, interrogo-me. Não haveria mal nisso, mas só se os meus próprios pensamentos não me prendessem, se não me causassem desconforto... Só se os meus pensamentos não me tolhessem... Não há mal nenhum em pensar bem nas coisas, bem pelo contrário, nem é isso que está em causa. O problema são os filmes que acabamos por fazer, é o sofrer antecipadamente, é o acabar por estragar as coisas por pensar demasiado! Acaba por haver um desgaste muito grande. E muitas vezes desnecessário... Exagerado.
Por vezes chego a pensar que devia dar jeito pensar menos, não ter a inteligência que se tem, não entender tão bem, não ler perfeitamente as coisas, não sentir tanto... Por vezes penso que dava jeito poder escolher, conforme os dias, conforme as ocasiões, conforme as pessoas, ser inocente, ser tolinha, ser ceguinha até!
Mas isto sou apenas eu a pensar. E vou parar por aqui.
Pode ser que comece hoje a pensar menos um bocadinho."

3 comentários:

Pérola Negra disse...

É caso para dizer: eu nunca pensei que isto ia acontecer! :)
Fico muito honrada por teres posto aqui no teu blog o meu texto. Fico contente por teres lido as minha palavras e por te teres encontrado no meio delas. Pensar demasiado é de facto um desassossego... Quem me dera por vezes não pensar tanto, viver de uma forma mais descontraida. Mas sou assim, e pelos vistos tu és igual... Podemos é tentar ser um pouco diferentes quando pensar nos prejudica.
Obrigada por partilhares o teu cantinho com um bocadinho do meu!
Beijo grande

S* disse...

Eu defendo... pensar pouco, sentir mais.

*S* disse...

Este texto podia ser "meu"... Reflicto constantemente no que está ai escrito... Vejo-me em cada palavra escrita... Beijo