quinta-feira, 24 de abril de 2008

Porque é que é feriado no dia 25 de Abril?

Pois é... esta semana... e porque a cantilena escolhida tinha a ver com a LIBERDADE, claro está, interroguei os meus alunos sobre qual o motivo para ser feriado na próxima sexta-feira, dia 25 de Abril...
BEEEMMMM.... que os meninos de 6 anos não soubessem, vá que não vá, mas os de 8 e 9 anos.... fiquei pasmada... as respostas eram de tal forma absurdas que não sabia se haveria de rir ou de chorar (um grande dilema). Na realidade fiquei chocada, que as crianças não soubessem a hístoria do 25 de abril de trás para a frente e da frente para trás, compreendo (eu tambem não sei), mas pelo menos associar à liberdade, à revolução dos cravos... era o minimo que se podia pedir.....é de salientar que a culpa não é das crianças..... mas de todos a quem cabe a dificil tarefa de os educar.... eu cumpri a minha parte e por uns instantes deixei de ser professora de Educação e Expressão Musical para ser professora de História... espero que tenha valido a pena...

Aqui ficam algumas das coisas que as crianças disseram:

"Porque não há escola" (até é bem visto, mas não há escola porque é feriado e não o contrário)
"Sexta-feira é feriado porque é sexta-feira Santa" (que é sexta-feira é, menos mal)
"É dia do trabalhador" (quente, quente... esse é o feriado que se segue)
"Comemoração da inauguração da ponte 25 de Abril" (da maneira que se gosta de inaugurar neste país... podia ser, podia, mas não é... e o nome encaixa mesmo bem, poque será?)
"Faz anos que caíram as Torres Gêmeas" (este facto marcou as crianças... houve um aluno que saiu logo em contra resposta dizendo que as Torres Gêmeas caíram em Setembro...boa rapaz!)
"Dia da Revolução dos Reis" (nem imaginam o sorriso que esbocei quando ouvi a palavra revolução, mas deperssa desvaneceu... e fiquei sem perceber de que revolução estava a falar, o que não me parece muito mal, contando que sei coisas sobre outras revoluções, tipo: Revolução dos Cravos,...)
"É dia do Professor" (Por acaso a ideia parece-me bem, mas ainda não temos o previlégio de o nosso dia ser considerado feriado... eu acho que o aluno em questão só disse tal coisa, porque viu que eu já tava a ficar um pouco chateada com a situação, e achou que se eu estava chateada era porque me dizia respeito directamente... convenhamos que a LIBERDADE diz respeito a toda a gente... certo?)

Apesar de tristeza que sinto (porque esta situação é triste)... resta-me dizer que, como viram, as crianças são fantásticas!!

2 comentários:

cristiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

dia do professor????